Dicas de aplicativos para treinar o inglês
31 de julho de 2015
Sotaques na língua inglesa
31 de julho de 2015
Exibir tudo

Ler em inglês estimula aprendizado da língua

Quando se está aprendendo outra língua, apostar em diferentes tipos de contato com o idioma pode ajudar muito na conquista da fluência. Por isso, se aventurar e ler livros, jornais, artigos em inglês, por exemplo, só vai trazer benefícios ao estudante.

Conforme o professor de inglês Michel Pais, o aprendizado acontece de várias maneiras, mas a prática sempre será a forma mais importante. “Ler em inglês coloca a pessoa em contato direto com o objeto de estudo, além de ser uma exercício real, já que a leitura é parte integrante de qualquer língua”, explica. “O vocabulário que se adquire com o hábito da leitura é um dos maiores benefícios”, complementa.

O também professor de inglês Marcel Pilatti concorda. “A leitura foi o que mais contribuiu para que eu aprendesse o idioma. Lendo, você amplia seu vocabulário e vai se familiarizando com as estruturas da língua, como os tempos verbais, a ordem das frases etc.”, destaca.

Além disso, ao ler em inglês, o indivíduo força o cérebro a buscar o entendimento, já que é conduzido a pensar na língua. “Por mais que a pessoa não entenda uma palavra, ela pode, e deve, buscar entender o contexto. Caso não entenda, o ideal é procurar o significado sem a ajuda de alguém próximo. Pesquisar a palavra eleva muito a chance de memorização”, afirma Pais.

Outra importante dica de Pilatti é não se importar com o seu nível de inglês para começar a fazer uma leitura. Nas publicações, normalmente, há uma indicação, que varia de 1 a 6, para sinalizar o grau de dificuldade. “Os primeiros níveis possuem frases muito curtas e com pouquíssimas variações de tempo verbal. Portanto, sugiro sempre aos alunos que procurem livros com temas ou assuntos com os quais tenham afinidade e leiam, leiam muito”, aconselha.

De acordo com Pais, é preciso persistência para concluir a leitura. “Por mais difícil que pareça, quando terminar, qualquer que seja o entendimento, já terá sido válido. Insista. Tudo o que for absorvido é lucro. Cada vez mais, o leitor vai encontrar palavras conhecidas e sua compreensão só tende a melhorar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *