1050x420_01
Dicas de aplicativos para treinar o inglês
31 de julho de 2015
1050x420_03
Sotaques na língua inglesa
31 de julho de 2015
Exibir tudo

Ler em inglês estimula aprendizado da língua

1050x420_02

Quando se está aprendendo outra língua, apostar em diferentes tipos de contato com o idioma pode ajudar muito na conquista da fluência. Por isso, se aventurar e ler livros, jornais, artigos em inglês, por exemplo, só vai trazer benefícios ao estudante.

Conforme o professor de inglês Michel Pais, o aprendizado acontece de várias maneiras, mas a prática sempre será a forma mais importante. “Ler em inglês coloca a pessoa em contato direto com o objeto de estudo, além de ser uma exercício real, já que a leitura é parte integrante de qualquer língua”, explica. “O vocabulário que se adquire com o hábito da leitura é um dos maiores benefícios”, complementa.

O também professor de inglês Marcel Pilatti concorda. “A leitura foi o que mais contribuiu para que eu aprendesse o idioma. Lendo, você amplia seu vocabulário e vai se familiarizando com as estruturas da língua, como os tempos verbais, a ordem das frases etc.”, destaca.

Além disso, ao ler em inglês, o indivíduo força o cérebro a buscar o entendimento, já que é conduzido a pensar na língua. “Por mais que a pessoa não entenda uma palavra, ela pode, e deve, buscar entender o contexto. Caso não entenda, o ideal é procurar o significado sem a ajuda de alguém próximo. Pesquisar a palavra eleva muito a chance de memorização”, afirma Pais.

Outra importante dica de Pilatti é não se importar com o seu nível de inglês para começar a fazer uma leitura. Nas publicações, normalmente, há uma indicação, que varia de 1 a 6, para sinalizar o grau de dificuldade. “Os primeiros níveis possuem frases muito curtas e com pouquíssimas variações de tempo verbal. Portanto, sugiro sempre aos alunos que procurem livros com temas ou assuntos com os quais tenham afinidade e leiam, leiam muito”, aconselha.

De acordo com Pais, é preciso persistência para concluir a leitura. “Por mais difícil que pareça, quando terminar, qualquer que seja o entendimento, já terá sido válido. Insista. Tudo o que for absorvido é lucro. Cada vez mais, o leitor vai encontrar palavras conhecidas e sua compreensão só tende a melhorar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *